quinta-feira, 31 de julho de 2014

Benefícios do banho terapêutico e contato com a água

A relação que temos com água faz parte da nossa existência, já que é o nosso principal constituinte. Ainda no ventre materno nos encontramos mergulhados no líquido amniótico, ou seja, num precioso "aquário" que nos protegerá e nutrirá ao longo dos nove meses. A água banha praticamente todo o nosso planeta e, assim como a energia do ar, da terra e do fogo, necessitamos dela para viver. A função básica da água é alimentar, pois sendo um valioso meio de transporte na natureza, nela encontramos diversas substâncias importantes para a nossa saúde. Logo, água é saúde. Mas, a água tem outras funções importantes como por exemplo a limpeza.

Há muito tempo, a humanidade utiliza a água para fins terapêuticos. Estudos remontam a 2400 a.C., e verifica-se uma difusão dessa terapia pelo mundo inteiro. Desde o Japão até a Grécia, Europa Ocidental à EUA, a hidroterapia ou os banhos terapêuticos são conhecidos gerando diversos benefícios. As vantagens desse tipo de terapia são bem amplas, e podem afetar fisicamente, psiquicamente e espiritualmente o indivíduo.

- Os Banhos Terapêuticos aliviam sintomas de : alergias, dor nas articulações, enxaqueca e dores de cabeça, fadiga, insônia, perturbações gastrointestinais, entre outros.

- Os Banhos Terapêuticos aumentam: o amor próprio e a valorização do corpo como ambiente natural e sagrado, autoconfiança, autoestima, concentração, criatividade, eficiência do sistema cardiovascular, desintoxicação de metais pesados, drenagem linfática natural, produção de endorfinas, qualidade do sono, memória, flexibilidade dos movimentos, entre outros.

- Os Banhos Terapêuticos reduzem: depressão, ansiedade, irritabilidade, estresse, medos, sinusite, tensão pré menstrual, tensão muscular, entre outros.

Ingredientes ativos e potencializadores podem ser acrescidos em um banho tornando-o ainda mais atraente e benéfico. O uso de sais, óleos essências extraído de ervas e essências florais auxiliam no processo terapêutico dimensionando a ação do banho para um melhor resultado. Quando aproveitamos a qualidade de uma substância agregada ao banho aumentamos os efeitos benéficos. E assim, é possível direcionar, terapeuticamente, a melhor receita para cada pessoa.

Indivíduos com problemas cardiovasculares graves (pressão alta ou baixa), gestantes e idade avançada devem consultar o seu médico antes de mergulhar na banheira. Mas, de um modo geral, não há contraindicações aos banhos terapêuticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário