quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Ser e a Água

O planeta Terra é composto por 71% de água, sendo que 97% está nos oceanos, 2.4% em geleiras e calotas polares e 0,6% em rios, lagoas, lagoas e águas subterrâneas. Rodeados por tanta água é impossível imaginar que algum dia este elemento essencial para a nossa existência possa chegar ao fim.

A água se move no nosso planeta em um ciclo fechado e contínuo que compreende a evaporação, precipitação e escoamento interligando a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera (solo). Ela é u único elemento que existe nos três estado da matéria - sólido, líquido e gasoso - conferindo uma transferência contínua de água de um estado para o outro. Por isso ela é considerada um veículo de transporte de nutrientes, diluidora de sólidos e resíduos e reguladora dos sistemas energéticos da Terra.

Assim como nesse organismo macro que nos acolhe chamado planeta Terra, o nosso corpo também é composto essencialmente por água, cerca de 70%. A hidratação é fundamental para a nossa condição de vida, pois também estamos sob influência do ciclo hidrológico em nosso organismo. Ela transporta nutrientes e detritos celulares resultantes do metabolismo, além de hormônios e enzimas e outras substâncias. Tem efeito lubrificante nas articulações, regula a temperatura, facilita a eliminação de toxinas. Sem uma hidratação adequada o organismo acumula toxinas, pois aumenta a concentração de sólidos e é preciso compensá-la com a retenção de líquido.


A maior concentração de água no corpo está no cérebro. Muitas dores de cabeça deixariam de existir se bebêssemos mais água. Consequentemente, os níveis de estresse, ansiedade, problemas intestinais, respiratórios e articulares também reduziriam devido a boa qualidade da circulação de líquidos e eliminação de toxinas.

Num campo de observação mais sutil, em nossos corpos energéticos a água é um fluido essencial, pois está diretamente relacionada às nossas emoções. Da maneira que lidamos com as nossas emoções somatizamos sintomas no corpo físico onde a influência da água está diretamente relacionada. Por exemplo, se a personalidade do indivíduo tiver características mais resistentes e inflexíveis é provável que as articulações serão afetadas. Por outro lado se o indivíduo tem dificuldades em se posicionar diante o mundo devido ao medo e ansiedade problemas gastrointestinais podem surgir.

A água age melhorando o fluxo energético nos campos vibracionais devido a sua condição polar. Nesse sentido, compreende-se que se há medo, existe coragem, se há tristeza, existe alegria, se há ira, existe a tranquilidade... e assim por diante. Da mesma forma que ela atua no transporte e eliminação das toxinas da Terra e do nosso corpo físico ela também realiza esse trabalho em nosso campo vibracional transformando estados negativos de consciência e padrões positivos. Como estamos num infinito processo de mutação devido a interação, reflexão e reação ao ambiente que vivemos é muito importante cuidar da água em toas as sua formas e manifestações. Pois, cuidar da água significa cuidar da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário