quarta-feira, 13 de novembro de 2013

FLORES E CURAS III

 - Victoria-Regia
Planta originária da Amazônia, suas folhas arredondadas podem chegar até 2 metros de diâmetro. Esta planta flutua levemente pela água e pode sustentar o peso de um coelho. Existem várias lendas que contam a história da Victoria-Regia, uma delas diz que Naiá, uma índia, admirada pelo brilho da lua nas noites quentes à beira do rio desejava tocar a lua. Então, em uma bela noite Naiá mergulhou no rio banhando-se pelo reflexo da lua e nunca mais voltou. A lua, com pena da moça, a transformou em uma flor gigante - Victoria-Regia - com inebriante perfume e pétalas que se abrem à noite para receber o brilho da lua. Essa flor favorece a transcendência dos medos ocultos e ressentimentos através do desabrochar da intuição e escuta interior. Auxilia na libertação de padrões de comportamentos negativos arraigados na alma que precisam ser modificados pelo desapego trazendo aceitação e entendimento!



 - Cactus
Os Cactus são plantas nativas das Américas e Caribe. Existem em ampla variedade e possuem raízes rasas que se estendem pela superfície do solo para coletar água. São capazes de absorver muita água em poucos dias conferindo habilidade em formar novas raízes e permanecer durante longos períodos de seca. Todas as variedades de Cactus florescem e passam a florescer na mesma época do ano da primeira floração. São resistentes e se adaptam a diversos locais. Por viverem em lugares onde outras plantas nem sequer floresceriam, as flores dos Cactus nos ensinam a perseverar enfrentando os sentimentos reprimidos de inadequação. Mesmo em "tempos áridos" é possível encontrar a divina presença representada pelas cores e formas. Muitas vezes é em condições escassas que transformamos o alimento à disposição em combustível para superar um desafio aparentemente intransponível. Utilizadas para curar cicatrizes da alma, renovar as forças e acessar a sabedoria interior!




 - Peregrina
Flor originária do Havaí, indicada para momentos em que a mente está sempre projetada no futuro impedindo o aproveitamento da existência no tempo presente. Planos, objetivos e idéias para o futuro são importantes e saudáveis, porém é necessário estar atento e vivo no "aqui e agora", pois não existe linha de chegada. Apenas, a glória do momento!







 - AZALEIA
Conta a lenda que um destemido e vitorioso imperador chines era infeliz porque não tinha o amor da mulher que vislumbrava em seus sonhos. Certo dia, ao regressar de mais uma batalha foi persuadido por um vendedor de flores que lhe ofereceu uma planta de Azaleia. Logo as plantou e não tardou para que seu romântico sonho se realizasse. Lembrando a orientação do vendedor, todos os dias o imperador e sua amada bebiam um chá feito com as pétalas da flor. E cada dia ficavam mais apaixonados! Precisa falar mais?! Ok - a Azaleia desperta a capacidade de sentir-se alegre e ressalta a visão positiva da vida nas personalidades fechadas ou amarguradas por traumas em relacionamentos afetivos!




 - Flor de Maracujá
A Flor de Maracujá é muito bela. Também conhecida como a "Paixão de Cristo" devido ao seu formato que encantou os espanhóis que por aqui chegaram lá por volta de 1600. Essa flor vem nos lembrar a facilidade que temos em nos direcionar para dimensões mais elevadas e atingir a força crística se tivermos fé, coragem e determinação na jornada terrena. Auxilia na compreensão dos instintos, traz calma e serenidade, assim favorecendo ao equilíbrio entre razão e emoção. Também é indicado para medos ocultos e ansiedade.




 - Ipomoea púrpura
Também conhecida como Glória-da-manhã, essa flor, originária do México e América Central, foi muito utilizada pelos Sacerdotes Astecas e Índios Chontal como planta medicinal e presente em rituais de cura. A planta é um arbusto que se entrelaça nas estruturas revelando a sua personalidade reconhecida nas pessoas que estão sempre buscando padrões alternativos de existência ou métodos vulgares de transcendência. Presente em vários sistemas florais, como os de Bach e Minas, essa essência está ligada à mitologia grega pelo deus do céu Urano. É a flor dos aquarianos. Ipomoea auxilia na desintoxicação por álcool e drogas, lembrando as pessoas que buscam caminhos tortuosos e formas destrutivas e cegas de transcendência de que a melhor forma de encontrar a si mesmo é desenvolver o interior, respeitar o ritmo e a ordem e compreender os ciclos que interferem na matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário