quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cores para nossos olhos e para nossa alma

As cores são ondas luminosas que atravessam nossos olhos e por meio delas a matéria se manifesta, segundo o físico quântico Devid Bohm, que diz: “toda matéria é luz congelada”. Elas produzem uma sensação visual, pois vivemos rodeados por um cromatismo intenso. E, por isso, as cores influenciam os seres humanos nos âmbitos – fisiológicos, psicológicos, energéticos. As diferentes potências das cores atuam sobre os centros nervosos modificando o curso das funções orgânicas. De acordo com o pesquisador Theo Gimbel, autor do livro Forma, Som, Cor e Cura, “a cor, como vibração mais elevada que o som, apresenta consequentemente uma repercussão mais forte sobre o homem ou sobre qualquer matéria viva. Assim, a cor produz mudanças químicas mais sutis do que o som o faz”.

Em 1704, o físico e matemático inglês Isaac Newton (1642-1727) apresentou em sua obra um questionamento-chave para a relação luz e cor. Trata-se da passagem do raio de luz branca por um prisma, revelando o espectro cromático que, por sua vez, ao atingir um novo prisma, retorna a luz branca original. Ou seja, a luz é uma mediação que manifesta a matéria quando exposta aos feixes luminosos, uma grande intermediária entre o homem e a natureza.

Por ser uma realidade sensorial as cores produzem efeitos na emotividade humana. Podem causar movimento, no caso do amarelo, ou profundidade, se lilás; expansão, para o azul, e por aí vai... Cada cor tem a sua particularidade no que diz respeitos aos estímulos que provocam. Mas, o que é vermelho, verde e laranja? a cor em si só pode ser explicada quando mostramos coisas que têm essas cores. Essa subjetividade presente nas cores geram diferentes percepções e respostas para um mesmo mundo entre um indivíduo e outro.

Fato é que cada cor, sendo uma fração representativa da totalidade da luz é uma vibração que em contato com o corpo material vivo reflete a sua essência. Portanto, as cores têm significados e modificam os padrões energéticos vibracionais.

Palavras-chaves das cores:

ROSA: AMOR
Universo em Cores

VERMELHO: ESTRUTURA

LARANJA: VITALIDADE

AMARELO: MEMORIA

VERDE: COMUNICAÇÃO

AZUL: EQUILÍBRIO

ÍNDIGOANESTÉSICO

VIOLETA: LIMPEZA
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário