sábado, 5 de outubro de 2013

Flores e Curas II

Girassol



Planta originária da América do Norte, tem a propriedade de ser heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre posicionando a flor na direção do sol. Daí seu nome ser Girassol, Helianthus (sistema Floral de Minas). Ser o sol de si mesmo, brilhante como o amarelo e cheio de sementes, essa flor vem nos auxiliar no equilíbrio entre o interno e o externo, a razão e a emoção, a cabeça e o coração. Realça a clareza do propósito aumentando o poder pessoal, pois essa planta tem a representação arquetípica do elemento masculino. Sua palavra chave é confiança! "Não importa o quanto às vezes seja difícil, o quanto às vezes eu me atrapalhe, o quanto às vezes eu seja a densa nuvem que esconde o meu próprio sol, quantas vezes seja preciso recomeçar: combinei comigo não desistir de mim." - Ana Jácomo

Camélia

A Camélia é uma flor do oriente que pode apresentar-se em várias cores, sendo as amarelas as mais raras. Essa flor vem nos falar de amor e do sentimento de inadequação que surge na alma quando não nos identificamos com ninguém. Sendo o sentimento mais nobre que o ser tem, o amor muitas vezes pode ficar encoberto por ódio, medo, culpa, desconfiança, ganancia, malícias, amarguras... E por aí vai... A Camélia desperta a vontade de amar em cada indivíduo impulsionando-o a viver a partir do despertar do auto-amor!




Bougainvillea

Planta brasileira que ficou famosa ao ser levada à Europa, por volta de 1790, por um francês que a nomeou com seu sobrenome. Também conhecida como Primaveras, as flores podem ser nas cores branca, rosa, vermelha e alaranjada. Gosta de muito sol. A essência dessa flor age nos focos de tristezas e amarguras arraigadas pelo tempo que nos colocam em desgaste emocional e até físico. Bougainville realça a criatividade fazendo transparecer a beleza interior. Favorece o contato com a revelação das contrapartes luminosas do ser, auxiliando-o a romper bloqueios e limitações!







Hibisco

Hibisco é uma planta asiática, símbolo do Havaí pela sua graça e beleza. Essa flor há muito tempo é usada para diversos fins medicinais, gastronômicos e ornamentais. O chá é bom para emagrecimento, combate o envelhecimento e faz muito bem ao coração, pois é rica em flavonoides. Muito usada em rituais para atrair amor e boa sorte por ser dedicada à Deusa Vênus. A essência floral de Hibisco resgata o calor afetivo e a expressão da sexualidade. Favorece os relacionamentos em geral, pois deixa o indivíduo mais receptivo ao convívio com as pessoas. Equilibra as forças sexuadas da alma potencializando a capacidade de criação!



Malva

Considerada uma erva daninha essa planta, desde a antiguidade, vem sendo utilizada em tratamentos para o aparelho digestivo, infecções urinárias e ginecológicas, além de tratar inflamações na boca e gengivas. A essência floral é muito útil para os temperamentos agitados e controladores que somatizados no físico se manifestam e sintomas inflamatórios e infecciosos. Traz calma e disposição para vencer os desafios, favorece a criatividade e resgata a fé interior!





Dente de Leão (taraxacum officinale)

Essa planta é natura da Europa e disseminada pelo mundo cresce até mesmo entre fendas no asfalto. Rica em minerais, esteróis e flavonoides, ajuda no combate da diabetes e facilita a digestão. Estimula a a secreção biliar por isso é indicada para tratamentos de hepatites. Indicada para pessoas criativas, idealistas e cheias de fervor agindo como depurativo do sangue. Facilita a expressão das emoções, pois refina a alma com a realidade externa quando há dissociação entre os pensamentos, sentimentos e atitudes. Resgata o sentimento de alegria observado na simplicidade da vida!




Gardênia

Esta linda flor é originária da China e desde tempos antigos é oferecida por pessoas que querem demonstrar seus sentimentos de doçura e amor. Indicada para quando os relacionamentos estão desgastados, onde a comunicação é falha ou indireta, essa flor renova o sentimento de paixão naqueles que estão demasiados ocupados no seu mundo pessoal (seja ele profissional) e por isso os sentidos de percepção do outro estão prejudicados. Se usada em aspersão no ambiente ativa a sensualidade, o toque e o carinho, pois favorece o espírito de presença plena no relacionamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário