terça-feira, 19 de junho de 2012

Oração em Movimento

Marie Gabrielle-Wosiem tem razão quando diz que dançar é uma oração em movimento.  "O riso, a dança e a alegria são os três arcanjos que nos acompanham no caminho em direção a Deus - explica um monge sufi para um padre cristão - Dançar extingue o ego e libera o caminho em direção a Deus". (Nikos Kazantzakis).

Semanalmente, observo a dimensão das palavras acima. Todas as terças de manhã, as nossas rodas têm sido  preenchidas com riso, dança, alegria e oração em movimento. De uma forma leve, agradável, preparamos nosso corpo para receber o movimento: alongando, esticando, articulando cada partezinha, levando oxigênio para todos os confins internos e retirando deles as toxinas que por lá estiverem instaladas. Como fazemos isto? Com a disposição da nossa mente!

Daí, partimos para a experimentação dos movimentos - passo junta passo, passo junta passo, giro, e... pára-giro, brincando de dançar o corpo assimila aos pouquinhos a roda que iremos formar adiante. Cada uma de nós buscando a leveza, o equilíbrio que iremos precisar para aquela música, para aquela mandala. É muito divertido... Em alguns momentos conseguimos estender nossa compreensão das dificuldades superadas à níveis emocionais do tipo quando eu era pequena tropeçava nos próprios pés..., eu nunca tive muita paciência para isso ou aquilo, sempre fui lenta e as pessoas reclamam até hoje... E, num repente percebo o valor do círculo que encerra, contorna, apoia, permite estarmos num ambiente solidário - com paixão - compaixão.

Já em círculo, mãos dadas, iniciamos a dança ao som que orienta o ritmo dos nossos passos. Lentamente, a roda se organiza. As emoções que estavam agitadas, eufóricas, e até desconfiadas, entram na ordem do ritmo. Seguindo a coreografia que sempre se repete, é simples, tem graça, surge a oração. É mágico! No início dançamos com os pés, mas em algum determinado momento passamos a dançar com o coração.

E ao final, deixamos que o silêncio manifeste esta conquista, a cada manhã de terça-feira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário